Bem-Vindos!

Aniversários

Não há aniversários hoje

Últimas atividades

Chantal Fournet é agora um membro de Curso de Letras
28 Abr
Sílvia Mota atualizaram seus perfis
18 Mar
Sílvia Mota postou fotos
26 Dez, 2017
Sílvia Mota postou uma discussão
22 Dez, 2017
Sílvia Mota postou discussões
8 Dez, 2017
Sílvia Mota postou discussões
30 Nov, 2017
Sílvia Mota postou discussões
28 Nov, 2017
Sílvia Mota respondeu à discussão Caracteristicas do texto expositivo de Sílvia Mota
28 Nov, 2017
Sílvia Mota respondeu à discussão Neutralizacao e falsa neutralizacao de Sílvia Mota
28 Nov, 2017
Sílvia Mota adicionou 37 discussões ao grupo QUESTÕES PARA ESTUDO
27 Nov, 2017
Sílvia Mota postou um grupo
27 Nov, 2017
Sílvia Mota adicionou uma discussão ao grupo CULTURA CLÁSSICA: CONTRIBUIÇÕES LINGUÍSTICAS
1 Out, 2017
Sílvia Mota postou grupos
1 Out, 2017
Sílvia Mota adicionou uma discussão ao grupo Curriculum Vitae et Studiorum
1 Out, 2017
Ícone do perfilCurso de Letras agora possui eventos
30 Set, 2017
Ícone do perfilCurso de Letras agora possui grupos
30 Set, 2017
Sílvia Mota postou uma foto
2 Maio, 2017
Sílvia Mota postou uma foto
2 Maio, 2017
Posts no blog por Sílvia Mota
2 Maio, 2017
Ícone do perfilSílvia Mota, Edmilson dos Santos, Nefertiti Simaika e mais 3 pessoas foram destacados
1 Abr, 2017

Poema ao acaso

CENPESJUR

Participação no Fórum da Disciplina: Linguagens da Arte e Regionalidades

No mundo atual as áreas do conhecimento interpenetram-se de forma enriquecedora e no campo da Literatura não poderia ser diferente. Nesse momento, auscultam-se as relações entre a literatura e as demais artes, entre essas, a Música e o Cinema.

 

Representações estéticas nas relações entre Literatura e Cinema

 

Analisar (ainda que perfunctoriamente), em níveis teóricos, os liames e querelas existentes entre Literatura e Cinema é deveras inquietante, levando-se em consideração que, nos séculos XIX e XX, a Literatura se coloca no ápice da expressão artística e, na contemporaneidade, o Cinema se aloca no patamar de arte universal, que alcança um grande número de interessados, pelo impacto visual que provoca.

 

É de sabença que muitas obras literárias são procuradas após a mostra da sua versão no cinema, ou, ao contrário, que a leitura de determinadas obras literárias levam o leitor ao cinema. Citamos os exemplos nacionais de Vidas Secas, Memórias Póstumas de Brás Cubas, O Guarani, O Cortiço e, de alcance mundial, E o Vento Levou, Romeu e Julieta, O Exorcista, O Senhor dos Anéis, O Código da Vinci, Arquitetura da Destruição, entre outros. Não se pode olvidar, entretanto, que Literatura e Cinema são artes autônomas, embora apresentem íntimos pontos de contato, com as modificações pertinentes às características particulares a cada expressão artística.

 

A representação estética da Literatura é a escrita, a imagem mental; a representação estética do Cinema é o auditivo e o visual. A Literatura é mais rica por provocar a criatividade mental de quem recebe a obra, enquanto o Cinema nos oferece “tudo pronto”, levando-nos a divagar entre imagens e sons. Nesse sentido, o Cinema se perfaz numa nova versão da Literatura, com a intenção de atingir as grandes massas.

 

Esteticamente, as duas artes se aproximam: ambas são frutos de uma narrativa, assim como ambas sugerem uma ilusão de verdade. A vida expressa-se tanto na tela quanto nas páginas que compõem um livro. Por outro lado, afastam-se, porque a Literatura propõe o significado e o sentido da vida e o Cinema propõe a expressão e o impacto da realidade. A Literatura oferece a representação da realidade, enquanto o Cinema reproduz a realidade. A linguagem literária é rica, subjetiva e emocional; a linguagem cinematográfica é de fácil compreensão, porque o espectador compromete-se com a diversão, com o emocionar-se ou não. O público que aprecia a Literatura passeia por um mundo onírico, que o leva à realidade; o público que aprecia o Cinema, compromete-se com a recepção imediata da realidade.

 

Cordialmente,

Sílvia M L Mota

 

Exibições: 2

Responder esta

© 2018   Criado por Sílvia Mota.   Ativado por

Relatar um incidente  |  Termos de serviço