PROPOSTA

Olá, alunos!

A partir do exposto a seguir, vamos discutir as noções de sintagma/paradigma e de sincronia/diacronia conforme propostas por Saussure?

 

"As relações paradigmáticas baseiam-se na escolha dos signos linguísticos. As relações sintagmáticas constituem-se pela combinação desses signos.

Exemplos:

A palavra ensinamento pertence ao mesmo paradigma de aprendizagem e educação, com relação ao significado. Quanto ao significante, estabelece relações associativas com elemento, lento, etc.; quanto à morfologia, estabelece relações associativas (paradigmáticas) com ensinar, ensinamos, etc., de um lado, e de outro com armamento, desfiguramento etc."

(Disponível em http://www.lpeu.com.br/q/gkl6u. Acesso em 10 mai. 2015)

 

Observem que caso tragam uma pesquisa,ela deverá ser acompanhada de comentários próprios, da fonte pesquisada e ser vinculada ao conteúdo das aulas para ser pontuada.

 

IMPORTANTE: Usem este espaço para suas dúvidas do Avaliando o Aprendizado! Embora dúvidas não sejam pontuadas, conversar sobre as questões vai ajudá-los a compreender nossa disciplina!


Aguardo a participação de vocês!
Abraços.

Exibições: 5

Responder esta

© 2019   Criado por Sílvia Mota.   Ativado por

Relatar um incidente  |  Termos de serviço